A certificação da ISO 9001 é uma das mais conhecidas no setor empresarial. Mas você sabe exatamente para que ela serve e quais regras as empresas devem cumprir para consegui-la? A gente te explica!
O que é a ISO 9001
A ISO 9001 é uma certificação que determina diretrizes de gestão de qualidade para empresas. Seu principal objetivo é tornar os processos empresariais mais eficientes para garantir a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Essas melhorias dos processos são implementadas quando:
- Observamos e consideramos o contexto em que a empresa está inserida;
- Temos uma visão da empresa através dos processos;
- Identificamos potenciais riscos para o andamento das atividades;
- Avaliamos os resultados de desempenho dos processos;
- Garantimos a melhoria contínua dos processos e atividades;
- Monitoramos sempre a satisfação dos clientes.
Mas, como todos esses aspectos mudam conforme o tempo passa, a certificação da ISO precisa ser reavaliada. Para isso, é preciso que sua empresa se atente a continuar cumprindo todos os requisitos obrigatórios apontados pela norma. Para renovar a certificação, assim como para consegui-la, é preciso passar pelo processo de auditoria.
Como obter a certificação
Para obter a certificação, como falamos, é preciso passar por um processo de auditoria que analisa a organização corporativa da empresa.
Quais os pré-requisitos para ter a ISO 9001
Para se obter a certificação da ISO 9001 é preciso seguir alguns passos, como:
- Definir um método para implementar os requisitos da norma;
- Envolver a equipe através de ações de conscientização, orientação e treinamento;
- Aplicar na prática os métodos desenvolvidos para cumprir os requisitos.
Mas, passar por esse processo para obter a ISO 9001 não significa reconstruir toda a empresa, e sim entender onde nos seus processos existe espaço e necessidade para melhorias que serão benéficas para a gestão. E lembre-se também de não exagerar! É melhor desenvolver e aplicar algo que seja simples e eficiente do que pensar em estratégias mirabolantes que serão difíceis de serem executadas na prática diária. E assim como terá a auditoria externa durante o processo de certificação, é importante que você faça auditorias internas de tempos em tempos para conferir e garantir a boa execução das atividades, evitando surpresas negativas na hora de tentar a sua ISO 9001.
Para obter a certificação da ISO 9001 é importante observar os pré-requisitos determinados pelo Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), baseada nos seguintes princípios:
- Escopo: define os processos e serviços a que se aplicam as diretrizes;
- Referência normativa: é a listagem de normas e documentos necessários para obtenção da ISO 9001;
- Termos e definições: aponta o vocabulário específico da norma;
- Contexto da organização: conjunto de questões internas e externas que situam a empresa na sociedade e no meio empresarial;
- Liderança: aponta as responsabilidades das lideranças da empresa na implementação das normas;
- Planejamento: identifica e avalia riscos e oportunidades, e determina objetivos e metas;
- Suporte: descreve os recursos necessários para cumprir o SGQ;
- Operação: descreve a execução dos processos da empresa;
- Avaliação de desempenho: monitora e mede o desempenho das ações realizadas;
- Melhoria: aponta oportunidades de melhoria e necessidades de correção de áreas que não estão cumprindo as normas.
Qualquer empresa, de qualquer setor ou tamanho, pode seguir essas recomendações e solicitar uma auditoria para a certificação da ISO 9001. A certificação é feita por empresas autorizadas, como explicamos a seguir.
Quem faz a certificação no Brasil
Para que uma empresa esteja autorizada a oferecer a certificação da ISO 9001 e também consultoria para a empresas que querem obter certificação, é preciso que ela tenha os seguintes requisitos:
- Ter um CNPJ ativo;
- Cumprir a legislação do negócio;
- Seguir os passos para implementação conforme as instruções;
- Ter auditoria interna;
- Ter o serviço de organismo certificador.
O papel dessa empresa é fazer a auditoria, ou seja, verificar detalhadamente se a sua empresa cumpre todos os requisitos necessários e obrigatórios para então entregar o certificado da ISO 9001 ou apontar os ajustes que devem ser feitos na organização.
A Terra Minas é uma empresa certificada
A Terra Minas passou por todo esse processo de adequação e auditoria externa com a certificadora RINA Brasil, e agora temos a alegria de anunciar que somo oficialmente uma empresa certificada com a ISO 9001. Para nós é uma honra e uma conquista emocionante que reforça o empenho e a dedicação de toda a nossa equipe. Essa realização atesta oficialmente o compromisso da Terra Minas em entregar o que tem de melhor com qualidade para nossos clientes!