Se você trabalha no ramo empresarial, já deve ter ouvido falar em ESG ou Governança. Mas sabe o que isso significa e como isso interfere na sua empresa e na sua rotina de trabalho? A gente te explica tudo que precisa saber!
O que é a governança?
A Governança ambiental, social e corporativa é um conjunto de boas práticas que direciona as ações de empresas que assumem o compromisso de promover seu crescimento mercadológico, mas sem deixar de lado fatores sociais e de sustentabilidade. Esse conceito é utilizado para avaliar a eficiência e comprometimento das empresas com um mundo mais sustentável. Além disso, é uma prática muito bem vista na hora de atrair acionistas e aporte financeiro para a operação de empresas.
O que significa a sigla ESG?
A política de Governança é baseada em três sólidos pilares, que explicaremos abaixo.
Environmental — Ambiental
São ações que tratam do impacto ao meio ambiente, como, por exemplo:
- Gestão de resíduos sólidos;
- Emissão de gases geradores de efeito estufa;
- Uso responsável de recursos naturais;
- Poluição da água e do ar;
- Desmatamento;
- Eficiência energética, etc.
Social
São ações que tratam do impacto à sociedade, à comunidade ao redor da empresa, colaboradores e clientes, como, por exemplo:
- Cadeia de produção com pagamento justo para fornecedores e colaboradores;
- Incentivo e apoio ao desenvolvimento da comunidade local;
- Recusa ao trabalho escravo e infantil;
- Proteção aos dados dos clientes (LGPD);
- Valorização da diversidade cultural, étnica e de gênero nos times;
- Respeito às leis trabalhistas.
Governance — Governança
São ações que tratam da transparência e ética da empresa, garantia de direitos e gestão apropriada, como, por exemplo:
- Independência e regras do conselho;
- Diretrizes estratégicas: missão, visão, valores;
- Diretrizes de remuneração;
- Cuidados com a credibilidade na relação com fornecedores, clientes e colaboradores;
- Ética e transparência;
- Práticas de anticorrupção.
Por que ela é tão importante para empresas?
Esses pilares da Governança ambiental, social e corporativa são práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Justamente por isso estão embasadas em conceitos que favorecem os direitos humanos, a erradicação da pobreza, a diminuição da desigualdade social e de gênero, além de outras pautas relevantes para a construção de um mundo mais justo e sustentável.
É por essas características que a Governança é algo tão buscado por empresário, acionistas e investidores. As empresas que não se adaptam aos requisitos da ESG podem ter significativa perda de capital e valor de mercado. Um relatório da KPMG de 2018 apontava que cerca de 70% dos líderes de empresas globais identificavam a área de Governança como um critério fundamental para os negócios.
Mas, outro fator que também tem muita relevância para as empresas, é a percepção do público. Com a crescente conscientização do consumidor a respeito da cadeia produtiva de diversos setores, as pessoas tem buscado empresas que estão comprometidas com a sustentabilidade e que conseguem comprovar isso. Mesmo que precisem pagar a mais para consumir dessas empresas, muitos consumidores fazem questão de observar esse aspecto.
Agora que já sabe o que é a Governança ambiental, social e corporativa, como andam esses aspectos na sua empresa? É importante estar sempre atento aos aspectos em que seu negócio pode melhorar e oferecer melhores soluções para o futuro do nosso planeta.