A manutenção de veículos é uma das áreas mais sensíveis e importantes de uma empresa que trabalha com transporte. Mas, com a evolução da tecnologia, é possível ter à disposição recursos que otimizem e aprimorem o trabalho, principalmente com o uso da inteligência artificial.
Fundamentos da inteligência artificial
Na prática, a Inteligência Artificial (IA) é uma área da ciência da computação que cria um sistema capaz de executar tarefas que normalmente dependem da inteligência humana, como reconhecimento de padrões, processos de aprendizado e análise de dados para tomadas de decisão. Essa área da análise de dados é justamente o que permite que os sistemas aprendam e melhorem o desempenho e a precisão no trabalho. A ideia é que, com isso, seja possível fazer previsões e classificações que otimizem a execução do trabalho o mais próximo possível do ideal.
Desafios da manutenção de veículos
A gestão de frotas é um trabalho complexo e pode enfrentar diversos desafios, como por exemplo gestão de custos, má administração e manutenção. A manutenção é uma das principais preocupações de quem trabalha com veículos. Manter uma rotina de manutenção é fundamental para evitar possíveis problemas com os equipamentos. Nós já falamos mais sobre esses desafios no nosso texto “Entenda o que é gestão de manutenção de frota”. Uma das principais formas de resolver os problemas de manutenção é com o desenvolvimento de um sistema de manutenção preventiva nos veículos, e é justamente aí que a Inteligência Artificial promete ajudar.
Benefícios da inteligência artificial na manutenção de veículos
Uma das formas em que hoje já é utilizada a inteligência de dados é para calcular quando os veículos e equipamentos irão precisar da manutenção preventiva. Para isso é necessário analisar dados como quilometragem, horas de uso, condições operacionais e outros aspectos técnicos do equipamento. Para coletar esses dados e implementar o uso da inteligência artificial na análise dos dados da frota, é necessário recorrer a ferramentas como:
- Sensores veiculares
- Sistemas de videomonitoramento
- Sistemas de coleta de dados que identifiquem padrões e indicadores de desgaste
Com esses dados coletados, é possível alimentar o sistema de aprendizado de máquina (machine learning) que permite com que os sistemas operacionais aprendam através dos dados para melhorar o funcionamento. Esse aprendizado é o que faz com que a Inteligência Artificial seja capaz de identificar e prever quando um veículo vai precisar de manutenção e qual o provável desgaste/problema será encontrado. Com esse cenário, é possível identificar os benefícios do uso da Inteligência Artificial na frota, como:
- Redução de custos operacionais
- Previsão da manutenção
- Redução das ações corretivas e aumento das ações preventivas
- Aumento da vida útil dos veículos e equipamentos
- Aumento da eficiência operacional
Esse tipo de recurso é uma poderosa ferramenta para o futuro das empresas que trabalham com transporte e movimentação. A capacidade preditiva que a Inteligência Artificial oferece no nosso mercado pode transformar a perspectiva de custos de uma empresa, oferecendo alternativas cada vez mais precisas para a rotina de trabalho e, consequentemente, com um custo-benefício ainda melhor para a empresa.